top of page

Quando precisamos de processo judicial e de Advogado

A vida em sociedade proporciona inúmeras vantagens e facilidades, no entanto, muitas vezes acontecem problemas das mais variadas formas que nos levam a precisar da interferência do Poder Judiciário.

 

Dentre os muitos exemplos, quando uma empresa fabricante de um aparelho eletrônico que nós compramos se recursa a consertar, mesmo que ainda vigente a garantia, assim como, quando sofremos uma cobrança indevida, quando o plano de saúde se recusa a fornecer determinado tratamento, ou desacordos em uma relação trabalhista, ou somos aprovados em um concurso e o órgão nomeia um candidato com menor desempenho que o nosso, quando nossos pedidos de benefícios previdenciários são negados, enfim, são muitas as hipóteses que nos levam a procurar a justiça para solução de problemas.

 

Os meios de acesso a justiça são variados, sendo certo que buscar um advogado é o caminho mais inteligente para a solução de conflitos.

 

No caso de ações mais simples com valor que não ultrapasse 40 salários mínimos, nos casos de Justiça Comum, ou 60 salários mínimos nos casos de competência da Justiça Federal, é possível ir diretamente aos Juizados Especiais e solicitar atendimento para “prestar queixa”, como vulgarmente é chamado o ato de ingressar com uma ação judicial. Apesar da aparente praticidade e inexistência de custo com advogado, este tipo de ação muitas vezes se torna um estorvo na vida das pessoas, pois ficam desorientadas no desenrolar do processo, muitas vezes vindo a procurar acompanhamento profissional, quando fases cruciais do processo já transcorreram e não é mais possível corrigir qualquer falha.

 

A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também possui semelhante serviço, com as mesmas vantagens e desvantagens. Para saber como se dirigir a qualquer desses locais veja a nossa página: “https://www.severoeceuta.adv.br/noticias”.

 

Logicamente que o mais aconselhável é buscar orientação profissional em todos os casos, e é importante observar se o advogado que você buscou está devidamente habilitado perante a OAB, Ordem dos Advogados. Para tanto é possível buscar informações no site http://cna.oab.org.br/, onde está disponível o Cadastro Nacional dos Advogados (CNA), o qual é mantido pelo Conselho Federal da OAB, exercendo função de fiel repositório do cadastro de todos os advogados do Brasil. É claro que podemos ir na OAB mais próxima de nossa localidade, ou mesmo ligar para os telefone disponibilizados pelas seções de cada Estado.

 

O Site da OAB/BA é o  http://www.oab-ba.org.br/, com telefone de contato (071) 3329-8900, e email: atendimento@oab-ba.org.br.

 

A relação advogado e cliente é lastreada em confiança e lealdade, sendo protegida pela Constituição da República, e quanto mais informação e clareza mais forte esta relação se torna.

Severo e Ceuta Advogados

bottom of page